quarta-feira, 3 de junho de 2009

WebQuests


As WebQuests apresentam-se como uma eficaz metodologia de trabalho para os alunos, sendo que também se assumem como uma notável possibilidade de desenvolvimento profissional para os professores.
Assim, em relação aos alunos, é possível afirmar que “os ajuda a lidar com as dificuldades inerentes à enorme quantidade de informação disponível na Internet, modelando as suas estratégias de pesquisa, selecção e avaliação e fornecendo-lhes o ambiente adequado para o desenvolvimento de outras competências básicas essenciais à sua integração plena na sociedade em que vivemos.” (Carvalho, 2006: 22).
Por outro lado, em relação aos professores, a utilização de WebQuests “permite usar novos recursos e equacionar novas formas de trabalho, com o que isso pode implicar em termos de questionamento e reestruturação das suas concepções e práticas educativas actuais.” (Carvalho, 2006: 23).
Consequentemente, a adopção desta metodologia de trabalho apresenta-se como pertinente até na própria formação de professores, pois visaria um melhor aproveitamento da utilização pedagógica das TIC, ou seja, “em vez de se perguntar quantos computadores existem nas escolas, como parece ser comum pelo menos do ponto de vista macro, poderiam encontrar-se respostas concretas sobre o que fazem verdadeiramente os alunos com eles.” (Carvalho, 2006: 23).

Bibliografia:
Carvalho, Ana Amélia A. (org.) (2006). Actas do Encontro sobre WebQuest. Braga: CIEd.

Sem comentários:

Enviar um comentário