sábado, 28 de março de 2009

Projectos Nacionais das TIC na Educação Não Superior (continuação)

O Programa Nónio Século XXI (1996-2002) estruturou-se em quatro sub-programas:
a) Aplicação e Desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no sistema educativo;
b) Formação em TIC;
c) Criação e Desenvolvimento de Software Educativo;
d) Difusão de Informação e Cooperação Internacional.
Tinha como objectivos:
a) Apetrechar com equipamento multimédia as escolas dos ensinos básico e secundário e acompanhar com formação adequada, inicial e contínua, os respectivos docentes visando a plena utilização e desenvolvimento do potencial instalado;
b) Apoiar o desenvolvimento de projectos de escolas em parceria com instituições especialmente vocacionadas para o efeito, promovendo a sua viabilidade e sustentabilidade;
c) Incentivar e apoiar a criação de software educativo e dinamizar o mercado de edição;
d) Promover a introdução e generalização no sistema das tecnologias de informação e comunicação resultantes das dinâmicas referidas em b) e c), que permitam satisfazer as necessidades e garantam o desenvolvimento do sistema educativo;
e) Promover a disseminação e intercâmbio, nacional e internacional, de informação sobre educação, através nomeadamente da ligação em rede e do apoio à realização de congressos, simpósios, seminários e outras reuniões com carácter cientifíco-pedagógico. Os Centros de Competência, criados em 1997 mediante concurso têm como papel: desenvolvimento qualitativo de actividades/projectos das escolas, ajudando-as a reflectir e debater metodologias e formas de utilização das TIC com os alunos; formação de professores; produção de conteúdos para a web/software.

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