domingo, 8 de março de 2009

Pertinência das Tecnologias Educativas:

Tal como é referido no programa da unidade curricular, denominada Tecnologias Educativas, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) surgem como uma das áreas com maior evolução e impacto na sociedade actual. Tendo isto em conta, torna-se fundamental adequar o contexto escolar à sociedade em que está inserido, de maneira a permitir que a Escola consiga acompanhar os desenvolvimentos da sociedade. Como tal, parece óbvio que a implementação das TIC no processo ensino-aprendizagem se mostra como essencial não só de forma a preparar os alunos e futuros cidadãos a dominar ferramentas cada vez mais essenciais à vida quotidiana, mas também de forma a preparar os futuros professores para o cada vez melhor e mais eficaz exercício da sua actividade profissional. Neste sentido, é suposto que o futuro professor desenvolva competências de modo a saber dominar e utilizar as TIC não só como recurso mas também como estratégia de ensino.
É a partir do acima referido que se torna possível explicar a pertinência da unidade curricular de Tecnologias Educativas no contexto da formação de professores, pois esta tem como objectivo proporcionar aos futuros professores o desenvolvimento de competências que permitam o uso das tecnologias em contexto escolar, nas mais diversas vertentes, enquanto ferramentas pedagógicas, de acordo com o contexto social actual.
Concluindo, podem-se enumerar como objectivos fundamentais desta unidade curricular, os seguintes pontos: conhecer as principais iniciativas nacionais no domínio das tecnologias da informação e comunicação na educação; reconhecer as exigências actuais em termos de competências profissionais dos professores neste domínio; identificar contextos de utilização das tecnologias no sistema educativo e na escola; perspectivar o uso das tecnologias na educação como ferramentas cognitivas; perspectivar utilizações educacionais dos principais serviços de comunicação e de publicação de informação na Web; conhecer estratégias de utilização orientada da Internet em contextos escolares; produzir documentos multimédia; perspectivar o potencial dos ambientes virtuais de aprendizagem no apoio ao ensino presencial; analisar o potencial e as limitações de práticas de avaliação de aprendizagens online.

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