sábado, 28 de março de 2009

Projectos Nacionais das TIC na Educação Não Superior

O primeiro grande projecto nacional que teve como objectivo a inclusão das TIC no ensino não superior foi designado de projecto MINERVA. Este, tinha como objectivos específicos: i) a inclusão do ensino das tecnologias da informação nos planos curriculares; ii) o uso das tecnologias da informação como meios auxiliares de ensino das disciplinas escolares; iii) a formação de orientadores, formadores e professores.
É possível analisar este projecto através de três fases distintas:
Uma primeira fase (1985-1988), denominada fase piloto, teve como objectivo lançar a proponente inicial do projecto, sendo que tiveram lugar o primeiro e segundo Encontro Nacional do Projecto MINERVA;
Numa segunda fase (1988-1992), a fase operacional, assistiu-se a uma multiplicação do número de escolas envolvidas, bem como ao aparecimento de projectos “concorrentes” como o projecto IVA e o projecto de reforço de equipamento das escolas. Teve, também, lugar o terceiro Encontro Nacional do Projecto Minerva;
Numa terceira fase (1992-1994), a fase de encerramento, devido a necessidades de contenção orçamental, criou-se um conflito entre as necessidades do projecto, com as políticas de diminuição dos destacamentos e das reduções de componentes lectivas. Surgiu, também, o projecto FORJA, absorvendo a maior parte dos recursos financeiros na formação em tecnologias.
Outro projecto nacional, promovido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objectivo da inclusão das TIC no ensino foi apelidado de Programa Internet na Escola (1997-2003). Este, tinha como finalidade a colocação de um computador com ligação à Internet em todas as escolas do ensino básico e secundário.
Assim, numa primeira fase, concluída no próprio ano em que foi lançada a iniciativa Internet na Escola, foram ligadas à Internet todas as escolas do ensino público e privado do 5º ao 12º ano e algumas escolas do 1º ciclo. Em meados de 2001 estavam ligadas 7135 escolas do 1º ciclo. Consequentemente, criou-se a uARTE - Unidade de Apoio à Rede Telemática Educativa - com a tarefa de assegurar o acompanhamento do programa Internet na Escola, promovendo: a produção de conteúdos científicos e tecnológicos a disponibilizar na Rede; o desenvolvimento de actividades telemáticas nas escolas; formas de interacção e parceria entre os vários parceiros educativos.

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